Dieta saudável começa no prato dos pais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dieta saudável começa no prato dos pais

Mensagem  vivie em Qua Nov 19, 2008 9:42 am

Estudo norte-americano incluiu aulas de formação nutricional.



Era um dado adquirido de forma mais ou menos empírica, mas surge agora a sustentação científica: os pais desempenham um papel crucial no modo como as crianças que começam a degustar alimentos sólidos encaram a fruta e os vegetais.



Cientistas da universidade norte-americana de Washington estudaram os hábitos alimentares de 1300 famílias com crianças até aos cinco anos e deram algumas aulas de formação nutricional, colocando a tónica em formas mais apelativas de apresentar e comer os alimentos mais saudáveis, como por exemplo associá-los ao ensino das cores e das formas e misturando sabores.



Os investigadores chegaram à conclusão de que os pais que aumentaram o interesse e a ingestão de vegetais e frutas faziam com que os filhos também os quisessem num maior número de vezes. Em paralelo, a quantidade de alimentos saudáveis comprados e colocados à disposição de toda a família também aumentou.



Mas este fenómeno não ocorreu junto das crianças que já apresentavam excesso de peso. «As crianças obesas já aprenderam a preferir alimentos pouco saudáveis. Para evitar isso, os pais devem apresentar os alimentos saudáveis o mais cedo possível e insistir nas combinações mais apelativas que possam imaginar», refere Debra Haire-Joshu, uma das autoras o projecto.




REVISTA PAIS E FILHOS

vivie
Atenta(o)
Atenta(o)

Número de Mensagens : 294
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/11/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum