300 mil vão ter formação ‘à força’

Ir em baixo

300 mil vão ter formação ‘à força’

Mensagem  li em Qui Nov 11, 2010 2:43 am


Quem está desempregado, sem solução à vista, a usufruir do subsídio, e tem o 9º ano de escolaridade será, a partir da próxima semana, chamado para o programa Novas Oportunidades.

O processo vai abranger cerca de 300 mil pessoas até ao final de 2010. A iniciativa deve prolongar-se no próximo ano. Quem se recusar a participar nas acções de formação fica com o subsídio suspenso. A medida começa pelas pessoas com mais escolaridade, sem contar com os beneficiários com o 12º ano, e estende-se a cidadãos que nem a quarta classe têm.

A ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, explicou ontem no Parlamento o universo de pessoas abrangidas: "Falamos em 300 mil pessoas que vão ser activadas nos programas que temos previstos para 2011: temos cerca de 220 a 230 mil pessoas desempregadas e 70 mil a 80 mil pessoas que são beneficiárias do Rendimento Social de Inserção." O objectivo, diz o Governo, é a "promoção de competências básicas dos beneficiários do RSI" e a aposta na formação de desempregados.
Fonte: Correio da Manhã, 11-XI-2010

Apesar de considerar o título desta notícia algo demagógico (a colocação do "á força" entre aspas não será de todo inocente), o conteúdo da mesma não deixa de merecer que nos debrucemos sobre o assunto.

Não posso deixar de achar esta uma medida positiva, no sentido de que é urgente e realmente imprescindível apostar na formação e qualificação daqueles que se encontram desempregados (se as oportunidades já não são muitas, quando não se tem instrução e qualificação, diminuem ainda mais as hipóteses de se conseguir reverter essa condição). E já que como todos nós sabemos, se não for "á força", a maioria destas 300 mil pessoas nada fará para modificar a sua situação, então que seja.

Na minha opinião, o programa «Nova Oportunidades» mais do que ensinar (não é esse o objectivo) pretende que cada um demonstre efectivamente o que realmente sabe, como sabe e de que forma está apto a aplicar os seu conhecimentos. E isso é positivo e gratificante.

Very Happy
avatar
li
Admin
Admin

Número de Mensagens : 388
Idade : 46
Localização : Faro
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2008

Ver perfil do usuário http://liforum.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum