Como sobreviver a mais um fim-de-semana de mau tempo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como sobreviver a mais um fim-de-semana de mau tempo

Mensagem  li em Sex Jan 15, 2010 2:28 am

Pois é, o temporal abranda mas chuva continua. Os Psicólogos já falam da influência destas condições adversas dos últimos tempos no humor.

Preparem-se pois para mais um fim-de-semana invernoso. É que as nuvens e a chuva vão voltar esta tarde, depois de um dia de abertas, e ficar até pelo menos segunda-feira, diz o Instituto de Meteorologia. E, para a directora do Clube do Optimismo, Maria do Carmo Oliveira, só a preparação pode ajudar a escapar ao mau humor causado por vários dias de temporal.

Há alguma discussão entre os especialistas sobre a influência do estado do tempo no estado de espírito. E estudos a apoiar ambas as teses: uma investigação da universidade do Michigan concluiu que o bom tempo melhora não só a disposição como a memória e a criatividade; outras relacionam o mau tempo com aumento de dores de cabeça, cansaço e sonolência; já investigadores de uma universidade de Berlim concluíram que nem a temperatura, nem o vento ou luz solar tinham um efeito significativo.

Para a psicóloga Maria do Carmo Oliveira, a chuva "tem influência" no estado de espírito, mas o seu impacto "varia muito de pessoa para pessoa". Há, no entanto, síndromes já conhecidas como a depressão de Inverno. "Se a pessoa não gosta de chuva, há depois a tendência para se fixar em tudo o que é negativo. As pessoas pensam que não há nada para fazer e acomodam-se à cama e ao sofá."

A solução é preparar uma lista de emergência com programas para estes dias: "Os chamados geradores de emoções positivas: desde ir ao cinema ou ao ginásio, a convidar amigos para jantar, para um jogo ou sessão de karaoke", explica a psicóloga.

Nos próximos dias, a chuva cairá com menos intensidade e só no Norte do País há razões para continuar em alerta, explica a meteorologista Vanda Lopes. Já ontem, as principais ocorrências registaram-se no Norte: em Vila Real, Viana do Castelo e na Guarda houve dezenas de pedidos de ajuda aos bombeiros por causa da chuva e dos ventos fortes, que fizeram cair árvores e postes de electricidade.
Fonte: DN, 15-01-2010

Bem, que a chuva tem a MAIOR influência no meu estado de espírito, isso é certíssimo. Que estou FARTA dela, isso ainda é mais certo... affraid (e eu até moro no meu Algarve que habitualmente é o paraíso que todos sabem, imagino que vive no norte... cyclops )

flower
avatar
li
Admin
Admin

Número de Mensagens : 388
Idade : 45
Localização : Faro
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2008

Ver perfil do usuário http://liforum.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum