Botox: A injecção anti-rugas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botox: A injecção anti-rugas

Mensagem  vivie em Dom Dez 07, 2008 12:24 pm

As seis verdades e mitos sobre o botox
O botox, como ficou conhecido comercialmente, é uma proteína purificada obtida de uma bactéria, o Clostridium botulinum.

Esta substância quando injectada no músculo da mímica facial provoca um relaxamento ou a paralisia do mesmo, o que acaba por suavizar ou até fazer desaparecer as rugas.

Não é um produto novo, muito pelo contrário, fora da medicina estética em neurologia e oftalmologia já se usava a toxina botulínica desde os anos 80 para tratar as distonias musculares e os resultados eram excelentes.

Trata-se portanto de um procedimento seguro, eficaz e rápido, é feito em consultório médico, a aplicação dura em média uns 10 a 20 minutos e o paciente pode em seguida retomar as suas actividades quotidianas.

Outra vantagem do Botox é que o efeito é temporário, portanto se o paciente não gostar do resultado, não há problema uma vez que desaparece por completo em 4 meses.

E se, pelo contrário, estiver satisfeito, as aplicações realizadas em intervalos regulares alongam a duração do efeito que pode chegar aos 6-8 meses.

E quem pode fazer botox? Hoje em dia não há uma idade definida pois mesmo os pacientes jovens podem fazer uso do Botox como medida de prevenção às rugas e ao envelhecimento - e esta é a grande tendência dos nossos tempos.

Ainda assim, há algumas contra-indicações que devem ser respeitadas, entre elas: gravidez, amamentação, doenças neuromusculares e alergia à albumina.

Ressalvo porém que a infiltração de botox é um tratamento médico, com indicações precisas e que exige técnica e conhecimentos detalhados de anatomia facial.

Portanto se pensa em fazer infiltrações de botox, procure um médico especialista em procedimentos estéticos para avaliar o melhor tratamento para si.

Como funciona?
A substância quando injectada no músculo provoca uma paralisia ou relaxamento muscular o que diminui ou até faz com que desapareçam as rugas.

Há algum efeito secundário?
Os efeitos secundários são mínimos e transitórios. O mais temido é a ptose palpebral que seria uma queda da pálpebra que pode durar até 3 semanas.

É raro e quando ocorre é devido a uma falha na técnica de aplicação do produto ou pelo não cumprimento das recomendações médicas no pós imediato (não deitar e não manipular a zona nas 4 horas seguintes ao tratamento).

Outros são pequenos hematomas que se disfarçam com maquilhagem correctiva e dor de cabeça que se trata com analgésico.

Vou ficar com a cara “congelada” sem expressão?
Não. No início quando se começou a usar o botox para fins estéticos injectavam-se quantidades maiores do produto o que acabava por causar uma paralisia muscular o que levava à uma face sem expressão, daí o termo “face congelada”.

Hoje em dia faz-se um estudo detalhado da mímica facial e procura-se um resultado mais natural, uma aparência melhor, mais relaxada mas mantendo a expressão facial.

Quando vou ver os resultados?
No terceiro dia após a aplicação já se começa a ver resultados, porém o resultado final é visto somente 7 a 10 depois da aplicação.

Quanto tempo dura o efeito?
A primeira aplicação dura uma média de 3-4 meses, já as aplicações seguintes se forem feitas em intervalos regulares a duração é maior de 6-8 meses.

Quem pode aplicar botox?
Médico com experiência ou especialização em procedimentos estéticos.

Flávia Barsali – médica especialista em Medicina Estética na Corporación Dermoestética

sapo
avatar
vivie
Atenta(o)
Atenta(o)

Número de Mensagens : 294
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/11/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botox: A injecção anti-rugas

Mensagem  primata em Dom Dez 07, 2008 5:53 pm

vivie eu bem precisava de botox as rugas começam a aparecer em grande velocidade What a Face
avatar
primata
Caloira(o)
Caloira(o)

Número de Mensagens : 239
Reputação : 3
Data de inscrição : 25/11/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum